Saúde

Saúde promove 18º Encontro do PlanificaSUS com foco em saúde mental na atenção primária

Saúde promove 18º Encontro do PlanificaSUS com foco em saúde mental na atenção primária
Publicado em 09/12/2025 às 19:52

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) deu início nesta terça-feira (09) ao 18º Encontro de Tutores Regionais do PlanificaSUS Paraná. O evento terá três dias de programação, reunirá 110 tutores regionais e discutirá a avaliação da implementação da Saúde Mental na APS e a ampliação desse projeto, além da troca de experiências entre gestores com profissionais do Hospital Israelita Albert Einstein, parceiro técnico na execução da metodologia, para fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde (RAS).

O foco dessa edição está na Saúde Mental, uma área prioritária para o Governo do Estado. A Sesa tem investido na qualificação de profissionais não especialistas para o manejo de transtornos mentais, como os decorrentes do uso de álcool e outras drogas, diretamente na porta de entrada do SUS.

Essa abordagem, que utiliza ferramentas como o Manual de Intervenções mhGAP, descentraliza o cuidado e amplia o acesso ao tratamento. O manual foi desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde como ferramenta técnica que oferece protocolos clínicos e diretrizes no manejo de condições prioritárias de saúde mental por profissionais não especializados. No encontro desta semana, os gestores se reúnem para avaliar as estratégias e planejar as ações do próximo ano.

No primeiro dia, a oficina de avaliação foi dedicada exclusivamente às Regionais de Saúde que compõem a Macrorregião Norte (Londrina, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Ivaiporã e Apucarana), além da 4ª Regional de Saúde de Irati, composta pelos municípios de Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Mallet, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares.

Na quarta e quinta-feira (10 e 11), o encontro reunirá 110 profissionais de todas as regiões do Paraná. O papel dos tutores regionais é fundamental na metodologia PlanificaSUS Paraná, pois são eles os responsáveis por multiplicar o conhecimento e aplicar a metodologia da Planificação da Atenção à Saúde nas suas respectivas regiões e municípios.

O principal objetivo é a análise dos resultados do Ciclo de Planificação 3, realizado no ano de 2025. A partir desses dados, os tutores definirão estratégias para melhorias na atenção à saúde, concentrando os esforços no fortalecimento dos fluxos e do acolhimento na Linha de Cuidado em Saúde Mental.

“A qualificação dos nossos profissionais é importante para que possamos oferecer um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente. O PlanificaSUS Paraná, via formação de tutores, garante que as melhores práticas cheguem a cada unidade de saúde, impactando positivamente a vida dos nossos cidadãos”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

PLANOS DE AÇÃO – Um dos objetivos centrais do 18º Encontro é a elaboração de um planejamento estratégico para 2026. As discussões e oficinas realizadas durante os três dias servirão de base para a definição de novas metas e a expansão das iniciativas de sucesso.

A diretora de Atenção e Vigilância da Sesa e coordenadora do Grupo Condutor Estadual do PlanificaSUS Paraná, Maria Goretti David Lopes, diz que as análises e as estratégias definidas durante o 18º Encontro de Formação de Tutores Regionais orientarão as ações da Sesa para 2026. “O objetivo é dar continuidade à expansão e qualificação dos serviços, promovendo a articulação contínua entre a Atenção Primária e os serviços especializados, reforçando a missão do PlanificaSUS de proporcionar um atendimento cada vez mais eficiente à população do Paraná”, disse a diretora.

A coordenadora de Projetos e Novos Serviços de Saúde Mental na APS no Hospital Albert Einstein, Ana Alice Freire, destacou que o Paraná assumiu um “compromisso hercúleo” ao levar a discussão da saúde mental para a Atenção Primária em todo o Estado, ressaltando que o encontro de tutores é um espaço estratégico para monitorar e avaliar as ações, garantindo a padronização de processos e a melhoria contínua.

“É muito interessante ver que hoje conseguimos dar acesso às pessoas que têm necessidade de cuidado em saúde mental. Ao mesmo tempo, vamos ajudar a fazer um reordenamento dessa demanda, porque quando a gente atende de uma forma eficaz e assertiva na atenção primária, podemos diminuir o número de internações e até o número de casos de suicídios”, afirmou Ana Alice Freire.

RECONHECIMENTO – A pesquisa “Implementação da linha de cuidado de Saúde Mental na APS para a organização da Rede”, conduzida por Ana Alice Freire, por meio do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE), recebeu o terceiro lugar na categoria “Produtos e Inovação em Saúde” no 17º Prêmio de Incentivo em Ciência, Tecnologia e Inovação para o SUS do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na última terça-feira (2).

O trabalho apresenta a experiência do Paraná e de outros quatro estados que adotaram a metodologia e incorporaram a saúde mental na Atenção Primária à Saúde. A premiação reconhece o mérito de pesquisadores e profissionais cujos trabalhos contribuem de forma relevante com o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

PLANIFICASUS PARANÁ – O Paraná é destaque nacional do programa ao implementar a metodologia em 100% dos municípios e já qualificou mais de 18 mil profissionais em formações continuadas em saúde. Essa é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Hospital Israelita Albert Einstein (SP), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (ProadiSUS) do Ministério da Saúde.

A estratégia colabora para que as equipes planejem melhores ações e acompanhem de forma contínua as pessoas visando um atendimento mais organizado, humanizado e resolutivo. O PlanificaSUS Paraná segue se consolidando como uma das principais estratégias para fortalecer a Rede de Atenção à Saúde, promovendo articulação entre a APS e a Atenção Especializada.

WhatsApp