Turismo

Viaje Paraná encerra WTM Londres com 60 reuniões junto ao trade global do turismo

Viaje Paraná encerra WTM Londres com 60 reuniões junto ao trade global do turismo
Publicado em 06/11/2025 às 20:49

O Viaje Paraná, órgão de promoção vinculado à Secretaria do Turismo, encerrou sua participação na World Travel Market (WTM), em Londres, com cerca de 60 atendimentos, reuniões, encontros e negociações com profissionais do turismo internacional. A programação na Inglaterra teve início na terça-feira (4) e foi marcada pelo interesse dos estrangeiros em destinos, serviços e produtos de coexpositores do setor no estande paranaense.

A feira é conhecida como um espaço de ampla divulgação de destinos globais, além de proporcionar networking e contato direto com empresários, gestores, agentes e demais representantes que trabalham com turismo no mundo.

O saldo paranaense foi registrado por uma plataforma da própria WTM, por meio da leitura de QR Codes a cada reunião realizada. Desde o primeiro dia, o Viaje Paraná e os cinco coexpositores estaduais – selecionados por meio de manifestação de interesse – receberam pessoas de todo o mundo no estande.

As reuniões trataram de diferentes temáticas, mas o foco sempre foi o posicionamento do Estado perante o mercado internacional. É o que explica Marcelo Martini, diretor de Operações e Segmentação Turística do Viaje Paraná.

“Tivemos encontros excepcionais com o trade, mostrando que o Paraná está de portas abertas para receber congressos, shows e eventos internacionais de grande porte. Também conversamos com empresas como a Viajes El Corte Inglés, que nos atualizou das ações que estamos desenvolvendo ao longo do ano. Desde julho, o grupo divulga destinos e pacotes turísticos ao Estado em diversos locais públicos e privados da Espanha”, contou.

O trem operado pela Serra Verde Express, que desce a Serra do Mar até Morretes, foi um dos destaques e gerou interesse nas conversas, graças a sua exclusividade, preservação histórica e paisagens únicas durante o trajeto. O trade também se interessou por Curitiba, citando a organização, acolhimento e espaços verdes da Capital.

As ações de promoção internacional promovidas do Viaje Paraná contribuem para o fortalecimento do Paraná como destino para o turista estrangeiro, é o que destaca o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos. “Estamos fortalecendo os atrativos turísticos do nosso Estado e tornando-o cada vez mais competitivo. Temos destinos incríveis em nossos 18 Territórios do Turismo e estamos garantindo ainda mais infraestrutura e segurança aos visitantes”.

Victoria Sinclair, do Reino Unido, é uma das visitantes que fez questão de parar no estande paranaense. “Eu visitei as Cataratas do Iguaçu uma vez e descobri aqui que esse atrativo incrível fica no Paraná. Além disso, o que mais me surpreendeu foi que, além de Foz do Iguaçu, há muitos destinos e lugares bonitos para conhecer. Certamente o Paraná vai estar nos roteiros das minhas próximas viagens ao Brasil”.

DIVERSIDADE NA BUSCA – Além disso, o Litoral paranaense fez sucesso entre os europeus que, com a chegada da temporada de verão no Brasil, buscam pacotes, roteiros e praias diferentes para aproveitar. Os grandes shows e programações gratuitas do Verão Maior Paraná também contribuíram para despertar o interesse nos estrangeiros.

Marcelo Martini volta a ressaltar que as reuniões foram produtivas para diversos segmentos turísticos do Estado, como o encontro com representantes da Adventure Travel Trade Association. Criada nos Estados Unidos, a organização é uma das maiores promotoras do turismo de natureza e aventura no mundo.

“Essa é uma das maiores associações desse segmento turístico no mundo, divulgando destinos para uma grande comunidade internacional do nicho. Eles ficaram encantados com Foz do Iguaçu e sua beleza natural, e se surpreenderam com a quantidade de outros atrativos no Paraná que conversam com esse público, como cachoeiras gigantes, cenários paradisíacos e a Mata Atlântica preservada”, afirmou ele.

ESTANDE INÉDITO – A cada edição, a WTM Londres se torna, por alguns dias, o ponto de encontro da comunidade global de viagens. Essa foi a primeira vez que o Viaje Paraná participou com um estande próprio no evento. No espaço de 27 m², os coexpositores tiveram a oportunidade de divulgar seus produtos, serviços e destinos preparados para receber turistas e firmar parcerias com clientes europeus.

WhatsApp